sábado, 6 de maio de 2017

[Crônica] Smart Run 2017 - Chegou a Minha Vez

    Já faz, aproximadamente, uns 4 anos que frequento a academia Smart Fit em uma das suas unidades de Copacabana, no Rio de Janeiro. Até meados do ano passado, eu ia lá para fazer apenas musculação, uma atividade complementar necessária para que eu conseguisse praticar bem meu esporte, a corrida de rua.  A Smart Fit é uma rede de academias que está presente em todo o território nacional e organiza um evento chamado Smart Run geralmente duas vezes ao ano. Esse evento é, basicamente, uma corrida indoor realizada nas esteiras ergométricas e as regras são muito simples. Consiste basicamente em ficar correndo por 20 minutos e ao final. após várias baterias com 5 corredores, os 3 que conseguirem alcançar as maiores distâncias são os vencedores, tanto na categoria masculina quanto na feminina. Os campeões de cada unidade, além de receberem uma medalha de ouro e um certificado, também ganham como prêmio a isenção de mensalidade por um mês.
    No ano passado a Unidade que frequento realizou o evento apenas no mês de abril. E eu estava lá, pisando pela primeira vez nas esteira da academia. Na época só treinava corrida ao ar livre. E já tinha sido uma experiência incrível. Além de ser a primeira vez em que corria ali, eu também estava com uma contusão muito chata no músculo posterior da perna esquerda. E mesmo assim, consegui ficar em segundo lugar geral na competição, fazendo o total de 4,47 km nos 20 minutos da minha bateria. Após isso, resolvi continuar fazendo vários treinos nas esteiras de lá e, por volta de fevereiro, eu já começava a pensar na disputa de 2017.
     Quando chegou o dia da disputa desse ano, no dia 27/04, eu estava bastante confiante. Me sentia muito preparado e sabia que tinha condição de ficar entre os 3 primeiros novamente. Também sabia que era perfeitamente possível fazer uma distância maior que os 4, 47 km do ano anterior. Escolhi, estrategicamente, participar da primeira bateria. O horário de largada dela seria às 7:30 da manhã e a minha estratégia era apenas que eu estaria com meu corpo descansado nesse horário, podendo ter um desempenho melhor do que participando das baterias noturnas. Também escolhi o meu tênis com melhor amortecimento e diferente dos tênis que costumo treinar nas esteiras. Tudo foi pensado em detalhes por mim. A competição seria sem inclinação na esteira e, nos últimos meses, eu estava treinando somente com inclinações elevadas, justamente para que no dia da prova as velocidades mais altas ficassem fáceis de correr.
    Já no aquecimento de 5 minutos antes da disputa, aproveitei para colocar em prática outra estratégia. Coloquei a esteira na inclinação máxima e fiquei apenas caminhando. Quando começou a corrida consegui correr a 16 km/h por uns 4 minutos e só depois resolvi reduzir para 14 km/h cumprindo mais de 3 km em um ritmo ótimo. Após reduzir para 12 km/h durante um minuto para respirar, voltei para os 16 km/h. Ao final, fiz a distância de 4,79 km, superando em muito a minha marca anterior. Fui para casa confiante que estaria no pódio.
    Alguns dias depois recebi uma maravilhosa notícia: eu fui o campeão daquela edição da Unidade. Isso além de me deixar muito feliz, serviu para me comprovar que estava vivendo o meu melhor ano como corredor, pois em março ganhei outra medalha de ouro em uma corrida na areia. E também serve para comprovar o que sempre falo para os meus seguidores. O segredo das conquistas são 3 coisas:
1) Acreditar que é possível;
2) Trabalhar ou treinar muito para o objetivo;
3) Não se abater com as dificuldades do caminho.





Nenhum comentário: