domingo, 2 de abril de 2017

[Crônica] The Voice Kids e Valentina Francisco

    Final de reality show é sempre polêmico. Eu até concordo que, assim como no futebol, ninguém chega à toa em uma decisão. Mas no caso de um reality show de música, acho que a questão é um pouco mais complicada, pois envolve torcida, gosto musical, entre outras coisas.
    Vejamos, por exemplo, o que aconteceu hoje na final do The Voice Kids, um reality show para cantores de até 15 anos de idade transmitido pela Rede Globo. Eu acompanhei as primeiras etapas, aquelas que as cadeiras viram, e percebi logo de cara que havia uma menina de 11 anos que era diferenciada. Ao chegar no palco, tenho certeza que todos deveriam pensar que ela cantaria algum tema bem infantil devido a candura que a menina demonstrava ter. Mas, ao abrir a boca e soltar a voz, parecia que a pequena estava recebendo alguma entidade roqueira, devido a apresentação espetacular que ela fez para uma música do Led Zeppelin. O nome dela é Valentina Francisco e, como sou espírita kardecista e acredito em reencarnação, não me surpreenderia se algum médium me dissesse que, na verdade, essa menininha seria a própria Janis Joplin voltando para o nosso convívio. Pois bem, vários episódios se foram e acabei perdendo muita coisa devido ao horário que o programa passava, algo em torno de 13:00. Nesse horário eu geralmente estava fazendo meus treinos longões de corrida pela orla ou então almoçando fora de casa com a família. Em suma, só voltei a ver o programa na semi-final e hoje na final. E, para minha surpresa, quem ainda estava lá: a menina Valentina Francisco.


    Hoje na decisão ela enfrentou dois meninos: Juan Carlos Poca e o campeão do Fofurômetro, o menininho Thomas Machado. E é aí que entre a questão que eu gostaria de colocar nessa crônica. No momento que se deixa a decisão do campeão apenas para a votação popular, acho que muitas coisas são levadas em conta além da capacidade artística do candidato. Critérios como: fofura, condições financeiras dos pais, local onde vive, etc. Tudo isso acaba fazendo com que o reality show de música acabe se transformando em um Big Brother. Até acho que deveria ter votação popular, mas o resultado dessa eleição deveria contar apenas como mais um voto, juntando com votos de um júri entendedor de música. Enfim, o resultado é que a minha candidata favorita, a Valentina Francisco, acabou perdendo para o Thomas "Fofucho" Machado. Mas podem ter certeza que, se um dia eu tiver que escolher o show de um dos três para assistir, com certeza será para ela que pagarei meu ingresso.





Um comentário:

Flávia Schütz disse...

Como vc disse no post sobre o Rock in Rio... o Rock não é comercial... no Brasil ele não se renova!!!! No entanto no Brasil o The Voice Kids é um campeonato de fofura não de talento!!!! Se fosse de talento com certeza a Valentina teria ganho!!!!! 😪